A Higiene do sono

A Higiene do Sono:

1- Mantenha horários regulares para deitar e acordar, isto ajuda a manter uma regularidade no ritmo biológico.

2- Procure manter a temperatura agradável, um ambiente silencioso e um mínimo de iluminação. A tranqüilidade no local onde você dorme é importante.

3- Faça refeições leves à noite.

4- Durma apenas o tempo suficiente para se sentir bem.

5- Faça exercícios físicos regulares não muito próximos da hora de dormir.

6- Tome um banho em temperatura agradável antes de dormir.

7- Faça um relaxamento corporal com o treino de respiração, isto melhora a ansiedade.

8- Ouça uma música suave e faça uma leitura amena, se quiser.

9- Evite assistir televisão, usar o computador, jogar vídeo game antes de dormir.

10- Evite tomar café, chá preto, bebidas do tipo cola ou guaraná após as 16 horas.

11- Evite fumar e ou tomar bebidas alcoólicas à noite, se você tem estes hábitos.

12- Evite longos períodos na cama tentando dormir, pois o esforço em geral vem acompanhado de ansiedade.

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Fontes de consulta:
- livro “Medicina do Sono” – Reimão, Rubens – Lemos Editorial
- ADDitude Magazine –Tannock Rosemary – Universo TDAH

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