O que os pais deveriam saber sobre TDAH

Uma conversa bem informal de perguntas que mais incomodam aos pais de portadores de TDAH.

Você sabia que TDAH e uma doença genética e que o ambiente desperta o aparecimento dos transtornos de comportamento.

Como assim - O Tdah é um transtorno de origem genética que passa de pais para filhos e o ambiente familiar desperta os sintomas dos transtornos de atenção e hiperatividade .. Os transtornos por vezes são reconhecidos pelos próprios pais, dizendo “ meu filho tem o mesmo comportamento e temperamento que eu tinha quando criança. “ E isso ai, os pais reconhecem as dificuldades dos filhos, identificando suas próprias dificuldades .

Você sabia que estes sintomas ocorrem em maior intensidade em torno dos 5/6 anos, exatamente quando a criança vai iniciar a sua fase de aprendizagem.?

É mesmo! É verdade as professoras são as pessoas que mais detectam a presença dos sintomas e logo convidam os pais para uma conversa . E os pais normalmente escutam atentamente e como numa fita cinematográfica vai verificando o que acontece dentro de casa .

Você sabia que existe um numero considerável de crianças portadoras de TDAH e as pesquisas feitas em todo o mundo mostram um valor estatístico não desprezível?

Sim, veja em termos estatísticos, são da ordem de 4 a 6% da população infantil, portadoras de TDAH. Veja bem, numa turma de 100 crianças devemos ter no mínimo de 4 a 6 crianças com tal diagnostico e, estes dados podem aumentar ou diminuir.

Você sabia que os adultos também tem TDAH?

Sim ,claro que deve ter . O adulto já foi criança e deve ter tido um bocado de dificuldade na sua vida, enfrentou um dos sintomas do TDAH, que mais repercute na formação pessoal e intelectual que é a baixa estima , teve uma vida acadêmica muito atribulada e devido a estes sintomas ficou muito exposto a apelidos e a brincadeiras desagradáveis .

Você sabia que as crianças com TDAH, , quando tratadas melhoram sua vida acadêmica ( escolar) e o relacionamento com os colegas se valorizando mais?

E verdade , Quando os pais tomam conhecimento do problema , buscam recursos , querem ajudar os filhos a saírem daquela dificuldade , na verdade este é o papel dos pais .

Você sabia que para fazer tratamento do transtorno atentivo e da hiperatividade  é necessário ter uma equipe multiprofissional. ?

O que é isso? A equipe multiprofissional é constituída de um grupo de profissionais habilitados e treinados no tratamento do TDAH. Um profissional apenas não pode tratar , pois o transtorno requer investigação em varias áreas . Então temos ,o medico que pode ser um psiquiatra, um neurologista ou um pediatra que tenha sido treinado e preparado, psicólogos com formação em terapia cognitiva comportamental, fonoaudiólogos, psicopedagogos . São profissionais que pela característica dos transtornos tem de estar afinado um com outro.

E a família você sabia que ela tem que participar efetivamente do tratamento?

Claro que sim; a família tem que ser instruída pela equipe, mulltiprofissional, deve participar de reuniões de pais, conversar com outros  pais, ver os esforços que fazem no dia a dia para cuidar de seu filho. Esta condição de apoio ajuda muito o grupo. Quanto mais, os pais forem instruídos, mais os resultados aparecem, e positivos.

Na próxima oportunidade vamos falar de um assunto muito importante, que são as comorbidades. Vamos clarificar bem isso,  pois um dos problemas mais graves é não dar importância aos transtornos emocionais que se associam ao TDAH


Até lá

Área Restrita