Gagueira

Gagueira e Disfluência:

São interrupções na fluência da fala, em que o ritmo e a seqüência são prejudicados, sem que haja alteração nas estruturas responsáveis por ela.

Gagueira X Disfluência:

Na disfluência as alterações ocorridas no fluxo e ritmo da fala não são permanentes; os sintomas, que geralmente ocorrem na fase de 3 a 5 anos, permanecem por um período aproximado de 6 meses. Na gagueira a fala é acompanhada de movimentos corporais e/ou grande esforço (visível) ao falar, mais leve nas disfluências.

Características da fala:

•  Repetições, prolongamentos;

•  Pausas e bloqueios (comuns na gagueira);

•  Hesitações e interjeições;

•  Alteração na seqüência do discurso;

•  Alteração na velocidade e ritmo de fala;

•  Esforço muscular (esforço leve nas disfluências);

Fatores de risco para a gagueira:

•  Atraso no desenvolvimento da linguagem;

•  Tensões e crises familiares;

•  Hereditariedade;

•  Estresse comunicativo;

•  Bilingüismo (falar 2 idiomas em casa);

•  Sexo masculino.

O que fazer?

Procurar um Fonoaudiólogo, para que este possa fazer uma intervenção, que pode ser: Indireta - orientação aos pais - ou Direta - terapia propriamente dita.

Orientações:

•  Não complete a frase pela criança, espere-a terminar;

•  Não demonstre ansiedade em relação à fala da criança. Isso gera tensão e preocupação, aumentando os sintomas.

•  Quando a criança terminar de falar, mostre que você a compreendeu adicionando um comentário sobre o assunto que ela relatou;

•  Não use expressões do tipo: “Calma!”, “Respire!”, “Fale devagar!”. Esses comentários fazem com que a criança crie expectativas de si, e causam efeito contrário;

•  A criança deve falar apenas quando estiver com vontade, sem que seja forçada ou exigida por outros;

•  Truques não dão certo! Ao contrário, podem ajudar a desenvolver comportamentos associados e agravar os sintomas;

•  A estimulação da Linguagem é essencial, na vida de qualquer criança. Realize leitura de livros infantis, jogos e brincadeiras educativas e estimulantes;

•  A melhor maneira de diminuir a tensão da criança e do ambiente, é prestar atenção ao que a criança diz , e não em como ela diz .

Texto: Dra. Priscila Felix
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